Espanha

Espanha2018-12-19T00:02:32-03:00

Project Description

Espanha, um país para conhecer!

Na terra de Cervantes, Galdi, do caminho de Santiago de Compostela, das touradas, das mulheres dançando flamenco com suas castanholas, dos pratos coloridos como a Paella e as tapas….Localizada na Península Ibérica, a Espanha possui territórios que vão além do continente como as Ilhas Baleares no mar Mediterrâneo, as Ilhas Canárias no Oceano Atlântico e as cidades de Celta e Melilla, que ficam no continente Africano. Em mais de vinte séculos de história, celtas, romanos, godos, árabes e tantos outros povos deixaram no legado dos espanhóis profundas marcas refletidas na cultura, arquitetura, gastronomia e ritos e danças.

Se por um lado a imagem estereotipada de espanhóis em touradas e mulheres dançando flamenco sobrevive e encanta na região de Andaluzia (terra onde nasceu o Flamenco), a Espanha de hoje deslumbra o futuro com um profundo respeito por suas tradições regionais. Podemos notar isto na Catalunha e sua fascinante capital, Barcelona, sempre na vanguarda das artes, design, moda e com maravilhosos chefs estrelados. Banhado pelo mar mediterrâneo, encontram-se praias espetaculares, como a Costa Brava. A gastronomia é conhecida mundialmente e obras de artistas famosos como Gaudi ou Dali fazem desta comunidade um dos destinos mais visitados da Espanha.

Já no orgulhoso País Basco, localizado entre vales e montanhas a oeste dos Pirineus, espremidos na fronteira entre França e Espanha junto ao Golfo de Biscaia, encontramos um povo misterioso que resistiu por milênios aos conquistadores que ali passaram. Preservaram sua língua, seus ritos e boa parte da cultura. São orgulhosos desse passado e lutam por sua autonomia e identidade. Os bascos são donos de uma cultura singular que faz desta região, um lugar a descobrir. Depare-se com as formas impressionantes do museu Guggenheim em Bilbao para logo após fugir dos touros na tradicional festa de San Fermines em Plamplona. 

Na Galícia, onde o sonoro galego nos soa familiar, sua capital, Santiago de Compostela, é muito conhecida porque é a reta final dos peregrinos que percorrem o famoso Caminho de Santiago. Só pelo fato da importância desse destino mundialmente conhecido, a região e a cidade já mereceriam uma visita.

Enquanto na região central do país, em Castilla-Mancha enfrente seus gigantes na terra de Dom Quixote, não deixe de conhecer as belezas de Toledo próximo a capital do país, Madrid. Capital dos espanhóis, uma cidade grande, moderna e antiga ao mesmo tempo, onde guarda o legado dos monarcas Habsburgos e Bourbons e os melhores museus do país, casa das obras-primas de Velásquez, Goya e Picasso.

Na Espanha pode-se sentir a herança moura presente por todos os cantos, mas não de forma tão incisiva como em monumentais testemunhos como a fortaleza de Alhambra, em Granada, a mesquita de Córdoba e a Giralda, em Sevilha.

E, é sempre bom lembrar, talvez o melhor de toda essa aventura seja, entre museus e castelos, palácios e catedrais, saborear umas tapas com o melhor presunto serrano, além dos excelente vinhos. Viva la España !

Informações

  • Quando ir: A melhor época para desbravar a Espanha vai de maio à setembro. Depois disso começa a esfriar. No inverno em algumas regiões neva.

  • Quanto tempo ficar: No mínimo 10 dias para visitar algumas cidades. Mas se você estiver de passagem, entre um país e outro, opte por ficar pelo menos 3 noites em Madrid ou 3 em Barcelona, mas o ideal é curtir as duas…

  • Indicado para: Viajantes que gostam de cultura, arte, historia, museus, boa gastronomia, vinhos, ócio criativo e tudo que a alma pede…

  • Experiências: Cultural, gastronômica, enoturismo, peregrinação, praia, esportes, natureza, tradição, cidades…

Saindo do Brasil existem varias ligações diárias e diretas para Madrid e Barcelona, com as companhias aéreas LATAM, Air Europa, Ibéria e Air China. Tempo de voo médio de 9h00 desde São Paulo.

Segóvia é famosa pelo espetacular Alcázar e pela cidade antiga, dominada pelo grandioso aqueduto romano, declarado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Construídos pelos romanos, os aquedutos são daquelas obras que nos deixam de queixo caído. São 750 metros de arco para trazer água da serra para a cidade, uma obra de arquitetura realmente impressionante.

Granada deve sua fama turística à incrível Alhambra, o legado deixado no tempo da ocupação moura e ao charmoso bairro do Albaicín.

Em Valência, não deixe de ir na Cidade das Artes e das Ciências, construção futurista, projetado por Santiago Calatrava (o mesmo que projetou o Museu do Amanhã, no RJ).

Projetada na ocasião da Exposição Iberoamericana de 1929, a Plaza de España fica localizada no Parque de María Luiza em Sevilla. Nesta mesma cidade pode-se visitar sua Catedral que é a maior do país.

Em Alicante, não é à toa que o Castelo de Santa Bárbara é o ponto forte da cidade, ele fica no alto da montanha. A localização privilegiada nos permite uma vista de praticamente toda a cidade.

Em Barcelona, entre muitos atrativos temos a igreja Sagrada Familia e a casa Batlló, repleta de detalhes na sua fachada e no seu interior.

Entre Madrid e Barcelona, encontra-se Zaragoza. Famosa pela silhueta inconfundível da Basílica del Pilar, um dos maiores e mais importantes templos marianos do mundo.

Durante sua viagem à Madrid, visite o “Triangulo da Arte”, onde ficam os museus: Prado, Thyssen-Bornemisza e Reina Sofía. Caminhe pelo Parque do Retiro, o mais importante de Madri, inaugurado em 1868. No centro da cidade, entre o Paseo del Prado e a Calle Alcalá na Plaza de Cibeles, um dos espaços mais representativos de Madrid.

A cidade universitária mais famosa da Espanha é reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. A linda Plaza Mayor, a catedral e a universidade são os principais destaques da cidade. Em Salamanca o visitante pode também se deliciar com a famosa culinária castelhana.

Em Barcelona, vá ao Cosmo Caixa, um incrível museu de ciências interativo, um programa para toda a família. Num edifício super high-tech, tem uma réplica da floresta amazônica alagada onde até chove, com capivara, pirarucu e vários outros bichos. Em 30 mil m², ele traz diversas instalações dedicadas, em grande número, à natureza e à tecnologia. Ocupando um edifício com estilo modernista, que abrigou o primeiro Museu de Ciência interativo da Espanha (em 1981), o CosmoCaixa, depois de reformado, em 2004, se tornou um dos passeios imperdíveis da capital catalã, com nove andares de muita diversão e puro conhecimento. Também em Barcelona, a noite, em frente ao Museu Nacional de Arte da Catalunha acontece um show de luzes incrível, que sincronizado com a água fica ainda mais bonito. Um verdadeiro show e lembrança linda da noite em Barcelona. Construídas para a Exposição Universal de 1929, as fontes ficam aos pés do Parque de Montjuïc e “dançam” em meio a um show de luzes e música.

Em Madrid, se você se interessa por gastronomia, não deixe de visitar ao Mercado de San Antón, parada obrigatória! Encontrará refeições informais, diversos tipos de vinho e ótimas tapas a preços módicos. Tudo em um espaço grande, moderno e confortável. Gostou ? Então conheça também o Mercado San Miguel, um mercado público antigo que hoje abriga um belíssimo mercado gourmet, onde é possível provar as delícias espanholas, os famosos jamones (presuntos), azeitonas, peixes, cervejas, vinhos e aperitivos. Vale muito a pena conhecer o Mercado San Miguel para provar as delícias da culinária espanhola.

Para uma viagem com crianças por Madrid, junte a cultura com diversão. Visite Toledo pela manhã, almoce na cidade e retorne para Madri para ir ao Parque de Atrações. Um lugar cheio de atividades e diversão para todos os viajantes, fica na região da Casa de Campo, um imenso e belíssimo parque, que possui um estanque e uma vista de invejar da cidade.

Galeria