Portugal

Portugal2018-12-07T17:27:25-03:00

Project Description

Conhecendo as raízes dos nossos colonizadores!

A proximidade cultural e histórica com o Brasil certamente já seria o atributo certeiro no momento de indicar Portugal como um destino a explorar. Na capital Lisboa encontramos uma arquitetura que mescla passado e o presente e encanta quem passa pelos bairros lisboetas. A facilidade de comunicação por conta do idioma e a culinária, presente no dia a dia do brasileiro, fazem de Portugal um destino fácil e agradável para se visitar. O fado, gênero musical enraizado há mais de 150 anos é outro atrativo curioso, pois está presente em diversos cafés e restaurantes. A cidade das sete colinas seduz seu visitante com seu charme, brilho e recepção calorosa.

Ao Norte encontramos Porto, a segunda maior cidade do país e uma das mais antigas do país, e como tal, o seu traçado é sinuoso e pitoresco, além da hospitalidade do povo e na alegria das festas. São duas cidades vibrantes e cheias de história que conservam uma dimensão humana, com os seus bairros históricos, monumentos e fachadas de azulejo. Portugal ainda esconde tesouros a ser visitado nas regiões, como Sintra e seu legado histórico arquitetônico, Nazaré cidade que cedia uma das etapas do campeonato de surf, Fátima centro de peregrinações, Peniche, Évora e suas construções medievais, região do Algarve onde pode-se aproveitar o mar e admirar suas falésias. Nos arquipélagos oceânicos de Madeira e Açores além da prática de vela e mergulho é possível observar as baleias que passam pela região em períodos migratórios e a degustação de pratos de pescados singulares. Alias, gastronomia de qualidade e farta é uma outra característica do turismo em Portugal, que junto ao bons vinhos regionais e do Porto fazem do destino uma viagem enogastronomica por excelência.

Portugal também é um ótimo destino para crianças. Esta é uma ótima oportunidade para elas conhecerem um país estrangeiro com vários pontos tangenciais junto à nossa história. Castelos históricos, palácios e mosteiros estão espalhados por todo o país, que mescla influências étnicas e culturais que vão dos mouros a tribos germânicas, dos celtas aos romanos. A influência mais duradoura, porém, foi legada pelos povos latinos que aqui estabeleceram sua língua, uma das dez mais faladas do mundo. Camões, Saramago, Eça de Queirós e Fernando Pessoa estabeleceram alguns dos pontos altos da literatura lusitana e, por assim dizer, de todo universo lusófono.

 Sem dúvida, a muito a explorar e descobrir na terra de nossos colonizadores!

Informações

  • Quando ir: O ano todo, mas sugerimos os meses de agosto e setembro, quando as temperaturas ainda estão boas para curtir uma praia. Além disso, é época da vindima.

  • Quanto tempo ficar:  Ao menos 5 dias se for visitar apenas uma cidade (conjugando com outro país). Ideal são pelo menos 12 dias para desbravar de Lisboa à Porto.

  • Indicado para: Para todo o tipo de viajante, especialmente para aqueles que vão a Europa pela primeira vez e que tem barreiras linguísticas.

  • Experiências: Cultura, arquitetura, historia, gastronomia, enoturismo, esporte e praia.

Existem voos diretos diários saindo de diversas cidades do Brasil com destino a Lisboa e Porto. Outra possibilidade é chegar em Portugal fazendo conexões em outras capitais europeias, como Madrid, Paris, Frankfurt e outras mais.

A região do Algarve é muito conhecida pelos portugueses e turistas por suas formações rochosas e praias lindíssimas. Um tour sugerido é ir até a cidade de Lagos e passear de barco nas cavernas e grutas que levam até a Ponta da Piedade.

O centro histórico de Évora é Patrimônio Cultural da UNESCO e é parada indispensável para quem vai a Portugal. É uma das cidades mais antigas do país e conhecida como cidade-museu.

O Vale do rio Douro é um dos passeios a ser fazer durante sua estadia em Portugal. Com partida do Porto, onde o rio deságua e onde desaguam também os vinhos do Douro (de mesa) e do Porto (vinho generoso) produzidos nas suas encostas, podemos conhecer de várias formas esta paisagem cultural, classificada como Patrimônio Mundial.

Em Lisboa, uma dica para o almoço ou jantar é uma parada no Mercado da Ribeira, onde encontram-se excelentes restaurantes e bares num ambiente moderno e descolado!

O Parque Nacional da Arrábida é um complexo de praias lindas exuberantes no distrito de Setúbal, aproximadamente a 50 km de Lisboa. O Parque biogenético cobre uma região de 10.800 hectares, foi criado com intuito de proteger a vegetação da região em especial dos maquis, uma vegetação típica do mediterrâneo.

Visitar a região entre Peso da Régua e Pinhão para conhecer as vinícolas para degustar vinhos de mesa e do porto. Este passeio pode ser feito com carro próprio ou de barco, ou em excursões que duram um dia inteiro e saem do Porto.

Um passeio interessante é conhecer o castelo e também o Paço dos Duques (a antiga residência de membros da família real portuguesa). Aproveite e suba no teleférico de Guimarães e visite o Santuário da Penha, que fica no topo da montanha.

No Portugal você também pode surfar! Na cidade de Nazaré acontece uma das etapas do campeonato mundial de surf (WCT). Para assistir ao espetáculo é preciso visitar a região entre os meses de outubro e novembro e ter um pouco de sorte. Em Nazaré também sugerimos conhecer o Forte São Miguel Arcanjo, entender um pouco sobre a geologia do local. Para surfistas menos “radicais”, a praia de Peniche é um excelente destino com ótimas ondas.

Separe uma dia da viagem para explorar a cidade medieval de Óbitos. Se possível passe ao menos uma noite nesse povoamento amuralhado, que foi por um tempo dominada pelos mouros. A cidade é pequena, dá para andar ao longo de toda a muralha, visitar as igrejas e praças e aproveitar um dos vários festivais realizados na cidade ao longo do ano: tem Festival Medieval, Festa Literária, Festival do Chocolate, etc..

Galeria